Porque os projetos de Inteligência Artificial fracassam?

Por: Rodrigo Nascimento
– Head de Desenvolvimento e Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial encanta. Nos últimos anos, ela se tornou obsessão para líderes de empresas que buscam transformação digital, se tornando quase que um pré-requisito para que as empresas possam se posicionar como modernas e inovadoras.

Segundo o Gartner, os investimentos em Inteligência Artificial irão atingir U$3.9 trilhões 2022.

Fato é que os líderes, com raras exceções, não conhecem as possibilidades oferecidas pela IA. Muitos não sabem nem mesmo o que é IA. Aqui vai um triste e dura realidade:

Inteligência Artificial não é mágica, é ciência!

Esta afirmação se torna ainda mais dura quando um líder só descobre isso depois de começar um projeto de Inteligência Artificial. Investimentos e recursos são desperdiçados, expectativas de toda a organização são frustradas, e a transformação digital desejada se transforma em um grande e longo pesadelo.

Cito abaixo alguns dos principais motivos que levam um projeto de IA ao fracasso:

1 – Falsos Profetas Surgirão e Enganarão a muitos

Apresentações de Inteligência Artificial estão se tornando uma demonstração de ilusionismo. Os especialistas estão dando lugar a charlatões vendendo a IA como algo simples, rápido e que pode fazer o impossível. Encantam a todos, mas na hora de entregar….

Muitos consultores e cientistas de dados pensam em soluções fantásticas, mas que não estão realmente alinhadas com o negócio.  Não adianta focarmos em algo mirabolante e que não tenhamos um ROI aceitável. Líderes e organizações precisam entender como usar a IA para realmente trazer alguma vantagem competitiva para seus negócios. No fim do dia, as empresas querem meios de gastar menos ou de ganhar mais.

Antes de iniciar qualquer projeto faça um Design Thinking, comece a utilizar o Canvas, faça protótipos, MVP, garanta a viabilidade financeira e técnica da sua ideia. Somente aqueles que entendem isso vão realmente sobreviver nesta nova era

2 – Profissionais não qualificados

Quando você precisa de um encanador, você procura um encanador, certo?

Eu sei que a pessoa que pintou sua casa no verão passado disse que ela também entende de encanamentos, sei que você gosta do trabalho dela… por que não a chamar para fazer o serviço?

Ou você também pode tentar fazer isso sozinho, você pode economizar algum dinheiro …

Mas você sabe que a melhor opção, se você está preocupado com a qualidade do serviço, é chamar o encanador, certo?

Então não chame o cara que pintou a parede para fazer o seu projeto de Inteligência Artificial!

Profissionais não experientes terão milhares de desculpas para justificar o fato de seu projeto não se concretizar ou nunca terminar.

Você terá uma chance muito maior de sucesso quando confiar em uma empresa qualificada, com uma equipe de profissionais certificados e experientes em projetos de IA.

3 – Alinhe Expectativa e eduque os líderes

A coisa mais difícil em um projeto de Inteligência Artificial não é seu processo de desenvolvimento!

Posso afirmar que o mais importante é garantir que as expectativas estejam alinhadas, não apenas com o escopo do projeto, mas também com todas as particularidades que envolvem um projeto de Inteligência Artificial. A diferença entre a expectativa e a realidade é enorme.

Você pode estar pensando: “Mas isso é crítico em qualquer projeto”.

Sim, mas multiplique isso por 10 em um projeto de IA. O assunto é novo para a maioria das pessoas. A mídia vende a Inteligência Artificial como algo milagroso. E o caminho para o sucesso do projeto depende de um grande número de variáveis, muitas vezes difíceis de prever

Os líderes não devem ser abordados com assuntos técnicos, não precisam entender os jargões de IA. Os consultores e engenheiros é que precisam entender de negócios e falarem a mesma língua das organizações. Os líderes precisam pensar em negócios! Busque uma empresa ou profissionais de IA que sejam capazes de transformar o complicado em simples, que possam fazer com que todos os envolvidos no projeto possam entender toda a jornada demandada pelo projeto

4 – Falta de Engajamento

Algo muito comum em projetos envolvendo Inteligência Artificial que não se concretizam é a falta de engajamento das organizações e seus colaboradores. Em grande parte das vezes os projetos demandam interação humana de pessoas que entendem do negócio para uma fase que chamamos de “treinamento” do IA. Não dá para transferir esta responsabilidade para o time técnico pois ela demanda conhecimentos muito específicos do negócio. Muitos projetos falham porque as organizações não consideram engajar pessoas a se dedicarem para esta “curadoria” e acham que as pessoas conseguem fazer isso aos poucos, de forma paralela as suas tarefas regulares. A falta de dedicação gera uma solução não confiável e imprecisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.