Como inserir inteligência cognitiva em seus aplicativos?

A computação cognitiva pode ajudar escolas na educação de crianças? Pode facilitar a vida de pais e de educadores? Certamente. O aplicativo ABC Educação, desenvolvido pela FNC a partir da plataforma IBM Watson, é a prova de como o mundo e as empresas, inclusive na área de ensino, estão mudando.

 

O ABC Educação foi desenvolvido por psicólogos, psicopedagogos e especialistas em tecnologia. É o único aplicativo a usar tecnologia cognitiva IBM para criar uma base de conhecimento individual do aluno, permitindo que professores ofereçam uma experiência de ensino personalizada, respeitando as características, interesses, habilidades e dificuldades de cada criança. Isso é possível porque o ABC Educação analisa informações detalhadas do perfil do estudante através do Watson Personality Insights.

 

O ABC Educação também traz funcionalidades que permitem que pais e alunos tenham acesso rápido a informações sobre agenda, notas, lista de presença, alimentação, calendário de atividades e até sobre o bem-estar. A plataforma permite o acompanhamento individualizado: analisa e interpreta o histórico de informações de cada aluno, podendo, por exemplo, recomendar  leituras e exercícios complementares, de acordo com as necessidades específicas de cada um.

 

O ABC Educação oferece, ainda, o Embarque Rápido, um recurso que avisa a portaria da escola quando o responsável está chegando para buscar o aluno, evitando filas duplas e trazendo mais segurança e agilidade na saída dos alunos.

 

Aplicativos baseados em computação cognitiva são uma das tendências mais fortes para o futuro. Empresas de todos os segmentos estão apostando neles. No varejo, por exemplo, aplicativos baseados em Watson ajudam a montar o estoque de uma determinada loja, de uma determinada região, segundo as preferências de compra, análise demográfica, histórico de compras e lista de desejos.

 

Na área financeira, fazem a análise preditiva; entre seguradoras, podem avaliar os riscos envolvidos em cada proposta e determinar se um pedido de apólice é de fato verdadeiro ou uma tentativa de fraude e em empresas de todo o tipo fazem o atendimento ao cliente via URA de forma personalizada e aprendendo com a prática. Enfim, a lista de possibilidades é extensa, com grande impacto sobre os negócios.

 

Tais aplicativos demandam grande capacidade de processamento, por isso é importante dimensionar, também, a necessidade de eventuais servidores, como do IBM Power System, cuja arquitetura foi criada justamente para atender às demandas da computação cognitiva.

 

Fale conosco sobre nosso aplicativo ABC Educação e sobre aplicativos cognitivos que podem ser uma rota de sucesso para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *